segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MSUD

MSUD é uma doença rara, trata-se de erro inato de metabolismo e consiste na deficiência de metabolizar os aminoácidos de cadeia ramificada, isoleucina, leucina e valina, que estão presentes na proteína. A alimentação comum causa aumento dos aminoácidos e ataca o cerébro, causando danos neurológicos, coma e até a morte.
Quando a criança é diagnosticada no primeiro mês de vida, há grande chance de ter uma vida normal, desde que a dieta seja adequada e ajustada periodicamente, mas o dignóstico tardio e o tratamento inadequado podem causar graves sequelas e atraso no desenvolvimento motor.
A minha filha foi diagnosticada aos 15 dias de vida e durante o período que estivemos no Brasil, eu não consegui encontrar um médico que pudesse ajustar a dieta de forma adequada para estabilizar os níveis dos aminoácidos. Os exames demoram muito e a maioria dos médicos desconhece a doença, eles não fazem idéia do quanto uma dieta mal calculada pode fazer mal ao bebê.
Por se tratar de uma doença rara, não há interesse dos laboratórios e profissionais de saúde em investir no tratamento e as crianças que nascem com MSUD no Brasil ficam mal amparadas.
Lembro de uma vez, quando a minha pequena tinha 2 meses, e fomos ao pronto atendimento de um dos melhores hospitais particulares do Rio de Janeiro porque ela não estava se alimentando bem. E após 2 horas de espera para que ela pudesse ser atendida, a médica me informou que a emergência não poderia coletar o exame de cromatografia (dosagem de aminoácidos no sangue) porque não fazia parte do protocolo.
Era um domingo e eu tive de esperar até o dia seguinte para fazer o exame no laboratório, a pior parte foi esperar 15 dias para receber o resultado. Eu ligava todos os dias para o laboratório, a pediatra ligava e dizia que era uma emergência, mas de nada adiantava, ninguém se importava com a doença da minha filha.
Como uma criança pode ter a dieta ajustada de forma adequada se ela depende de um exame que demora 15 dias para sair? A dieta é calculada com base no resultado da cromatografia.
Quando chegamos nos EUA pela primeira vez, fomos a um encontro de famílias com MSUD e fiquei encantada ao ver que todas as crianças tinham um desenvolvimento normal. Eu fiquei muito feliz e com esperança de que a minha filha também se desenvolvesse bem.
Graças a Deus, tivemos a oportunidade de proporcionar à Letícia o melhor tratamento e hoje posso vê-la correndo pela casa, sorrindo para as visitas e encantando a todos com a sua alegria. Ela é um bebê muito alegre, costumo dizer que o nome encaixou perfeitamente porque o significado de Letícia é Alegria.

7 comentários:

  1. Eu sei como deve ser difícil para os pais e a sociedade serem confrontados com uma doença tão rara.
    Não consigo imaginar o que os meus pais sentiram nem o que você está sentindo...:(
    Conheço a doença porque a tenho, mas quando era mais pequena fiz "asneiras" e não percebia a gravidade delas como percebo agora.
    Depois de conhecer crianças com MSUD, percebi que nem todos tinham o mesmo tratamento nem que a doença em si é igual para todos...
    A fé e a esperança que vos acompanhe e que tudo se Deus quiser vai correr bem!!:):)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Saudade d vcs! Força, que Jesus continue abençoando e dando força a vocês... Bjus no coração!

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Adriana, e tenho um bebê de 10 meses que se chama Arthur Felipe, semana passada tivemos um diagnóstico de aciduria no nosso pequeno, moramos no interior da Bahia,

    O Arthur foi um bebé programado, eu tenho 33 anos e meu marido 38, fiz pre natal todo certinho, tive ele com 37 semanas e 6 dias, quando estava no hospital eu não tive leite e por erro do hospital ele chegou a ficar 9 a 12 hrs sem comer, depois q sai do hospital ele voltou pra la com hipoglicemia e ficou 7 dias, sempre achamos q essa hipo fosse pela falha do hospital. Com 6 meses ele não se sentou, como ele tinha tido a hipo a médica pediu q procurassemos uma fisioterapeuta e um neuro pediatra, como a cabecinha dele era grande (igual a do pai) ele pediu uma tomografia, a tomografia deu um pouco de liquido a mais na cabeça então o neuro pediu varios exames sobre erro inato no metabolismo para investigação, inclusive esses exames foram feitos no rio grande do sul.
    O Arthur, graças a Deus, nunca teve convulsão, nestes 10 meses vomitou uma vez e na época achamos q fosse virose, ele é bem grandão, é maior q os outros bebes, mais pesado e mais comprido.
    Ele continua na fisioterapia e ja se senta bem e arrasta de barriga a evolução é bem grande, graças a Deus.
    O Neuro Pediatra viu os exames e disse que vai nos dar um relatório essa semana e os contatos para marcarmos em Porto Alegre. De todo jeito ele acha condisente com a doença (Aciduria) pelo líquido na cabeça e a "macrocefalia" o parametro da cabeça atual é de 46 cm e ele ta com 50, 8 cm.

    Bom, depois que descobrimos o diagnóstico a semana passada foi bem longa para nós, o exame de Urina que não tinha saido ainda saiu com o mesmo diagnóstico de acidúria. Entramos em contato com o Centro de Genética do Rio Grande do Sul, lá do Hospital das Clinicas para ver como era pra marcar os exames recebemos a informação que a ida de pacientes para lá deve ser via Secretaria de Saúde (Via TFD - Tratamento Fora de Domicílio), a assistente social do TFD daqui nos informou que se já tivéssemos a consulta marcada seria mais fácil conseguir a autorização, que no caso é estadual, e não municipal, já que é TFD Interestadual. Infelizmente não conseguimos marcar o exame, fomos informados pelo pessoal de lá que eles não estão abrindo novos prontuários, sem ser via marcação do TFD.
    Assim o que ocorrerá é que o nome de Arthur vai para o estado eles direcionaram , acho que via Brasília pra outro lugar, se for o caso, mas a critério deles, e segundo a Assistente Social esse processo é demorado.
    Estamos cheio de duvidas, hoje a nutricionista passou a dieta onde foram tirados grãos, carnes, leites e ovos, passou um leite que disse que os SUS nos dará, entretanto sabemos que isso demora um monte e até lá não sabemos o que fazer, ligamos para a distribuidora de São Paulo que nos informou que o leite vem da Alemanha e que só terá aqui em 15 de maio. A Lata do leite custa 990 reais, fomos ver quanto custava pra ver se a gente comprava umas para até quando chegasse as do SUS mas não temos como, acho que é difícil alguém ter.
    O nome do leite Leumed A, qual leite que vocês usaram? Na verdade a aciduria de arthur diagnosticada até agora foi a Acidúria 3-Hidroxi-3-MetilGlutárica.

    Estamos tão cheios de duvidas, meu marido e eu precisamos conversar com pessoas que tenham situação parecida com a nossa mas não conhecemos ninguem, como faço para participar do blog de vcs, estamos tão cheios de duvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Adriana, envie os seus contatos para o meu e-mail - jordanealves@gmail.com

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. NOSSA...!!! LI TODOS OS SEUS TEXTOS E ESTOU SEM PALAVRAS... SINTO UM ORGULHO ENORME POR VER A MÃE NA QUAL VOCÊ SE TORNOU. NÓS MESMAS NÃO SABEMOS A FORÇA QUE TEMOS ATÉ O MOMENTO EM QUE PRECISAMOS DELA.
    A SUA INICIATIVA EM CRIAR ESTE BLOG E AJUDAR, DE ALGUMA FORMA, MÃES QUE PASSAM PELA MESMA ANGÚSTIA É LINDA!!
    NADA ACONTECE POR ACASO. SEI QUE MUITAS VEZES PASSAMOS POR PROVAÇÕES NA VIDA E NOS PERGUNTAMOS "PORQUE NÓS". MAS NADA ACONTECE NO UNIVERSO QUE NÃO SEJA DA VONTADE DE DEUS E SEI QUE VOCÊ CRÊ NISSO. GRAÇAS A ELE, VOCÊS TÊM CONDIÇÕES DE PROPORCIONAR O TRATAMENTO ADEQUADO À LETÍCIA E ISSO JÁ COMEÇA SENDO UMA BENÇÃO.
    O QUE EU TE DESEJO NESTE MOMENTO É FÉ, SAÚDE PARA VOCÊ ( PARA CONTINUAR NESTA LUTA, CUIDANDO DE DUAS FILHAS, DE UM MARIDO, DE UMA CASA ) E MUITO CARINHO, PORQUE ESTAR CERCADA DE AMOR NESTA HORA NÃO HÁ NADA NO MUNDO QUE PAGUE. MAS ISSO EU SEI QUE VOCÊ TEM!
    QUE DEUS ESTEJA SEMPRE COM VOCÊ, TE SEGURANDO NO COLO QUANDO VOCÊ ACHAR QUE NÃO PODE MAIS CAMINHAR.
    UM BEIJO MUITO GRANDE E CONTINUE A ESCREVER.. SEUS TEXTOS SÃO EMOCIONANTES!

    ResponderExcluir